Drogas-e-álcoolA pior droga hoje em dia é o álcool, é a que mais causa sobrecarga no INSS em relação a afastamentos por motivo de saúde. É uma droga lícita, que pode ser encontrada em qualquer lugar, por isso é a que mais gera problemas para os trabalhadores, que podem desenvolver doenças em todo o corpo, principalmente no fígado e no cérebro.

Estima-se que até 10% da população brasileira masculina use álcool de maneira abusiva, por exemplo. Existe uma doença, chamada de síndrome dependente do álcool, em que a pessoa não consegue fazer mais nada além de beber, abalando o comprometimento familiar e laboral. O cigarro, com a nicotina, não causa tantos problemas sociais, mas leva ao aumento do câncer do pulmão e ao infarto.

Entre as drogas disponíveis, a nicotina é a que mais causa dependência. Em relação às ilícitas, as mesmas têm tido aumento muito grande de usuários, principalmente o crack e a cocaína, que trazem quadros de paranoia e violência. A maconha tem baixo poder de dependência química, mas aumenta o risco de esquizofrenia. Todas estas drogas são grande fator de afastamento, pois podem levar a pessoa a desenvolver problemas psiquiátricos, como a depressão.

A recomendação é que haja diagnóstico precoce da dependência. Se um amigo ou um colega de trabalho perceber algo de errado em uma pessoa, como faltas sistemáticas ao serviço e mudança de temperamento, é importante auxiliar a pessoa para ver se há uso de drogas e induzir o devido tratamento.

Texto originalmente publicado no jornal o Comércio de Jahu, em 30/3/2014.
Disponível em: http://goo.gl/WKYGwK.

Nenhum pensamento

  1. A seriedade dos teus artigos são verdadeira contribuição à psiquiatria e ciências da mente. A psiquiatria carece de verdadeiros psicopatologistas. O que temos hoje são especialistas que entendem muito de seguir protocolos médicos e muito pouco especializados em mentes. Grata pela contribuição
    Camila Vergara Lopes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s