inpp 2016Em novembro, sob a organização da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, será realizada em São Paulo a 18ª Conferência Internacional em Filosofia, Psiquiatria e Psicologia (International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology) – INPP 2016. Sua principal característica é estimular a pluralidade e a diversidade de emprego das ciências humanas na psiquiatria e psicologia. De acordo com o Dr. Guilherme Messas, professor da FCMSCSP e coordenador do encontro, o evento tem reunido, ao longo de suas edições mundiais, pesquisadores de um amplo espectro de perspectivas relacionadas à área de humanidades em saúde mental.

A conferência, explica o Dr. Messas, aproxima e favorece o diálogo de pesquisadores na área da ética, do estudo de valores aplicados na clínica, da psiquiatria, psicopatologia e psicologia fenomenológica, da filosofia, da sociologia, da história e da antropologia, além de outras áreas: “É a conferência internacional mais abrangente que existe, apoiada por uma rede de pesquisadores e centralizada na International Network for Philosophy and Psychiatry (INPP). O Brasil sediará o encontro pela segunda vez. A primeira oportunidade foi em 2003, em Brasília (DF), e a enorme afluência do público brasileiro, além da diversidade natural de nosso país, motivou a escolha de São Paulo como sede para 2016”, acrescenta. Por essa razão, é esperada, novamente, uma forte participação do público nacional e internacional, com o estímulo para a criação de novas fronteiras na ciência brasileira.


A FCMSCSP e a Psicopatologia

O tema que marca a 18ª edição da conferência é “Psicopatologia do presente: teoria e prática”. Segundo o Dr. Guilherme Messas, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com o apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, é uma referência no Brasil por ter um setor integralmente dedicado à psicopatologia fenomenológica, incluindo um programa de pós-graduação lato sensu, já tendo iniciado a oferta de pós graduação stricto sensu nessa área. “Esses programas baseiam-se na preparação teórica e prática dos profissionais, visando à prática de uma clínica fenomenológica. Consideramos que, em fenomenologia, a prática clínica não pode ser dissociada da teoria e vice-versa. Sendo assim, o tema do congresso representa exatamente os anseios dos programas desenvolvidos na FCMSCSP.


Conferencistas, pesquisa e apoio

A 18ª Conferência Internacional em Filosofia, Psiquiatria e Psicologia (International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology) – INPP 2016 contará com pesquisadores de diversos países, como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Reino Unido, além de outros países, cujos pesquisadores deverão submeter seus trabalhos à organização devido à forte ressonância internacional do evento. “Essa aproximação permitirá a integração dos estudos e a troca de perspectivas de interesse. O diálogo tornará ainda mais fecundo o desenvolvimento das ciências humanas em psiquiatra e psicologia, já que impede o fechamento de cada cultura em seus próprios problemas. Trata-se de uma experiência única de intercâmbio cultural”, esclarece o Dr. Messas.

Instituições internacionais, como a Universidade de Oxford (Inglaterra) e a Universidade Diego Portales (Chile), junto à Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural, estimularam e ofereceram apoio à FCMSCSP para liderar o processo em 2016, pois acreditam que o evento representa uma oportunidade de engrandecimento e ampliação das humanidades em saúde mental.

Serviço
18ª Conferência Internacional em Filosofia, Psiquiatria e Psicologia (International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology) – INPP 2016
Data: 3 a 5/11/2016, das 8h às 18h00
Programação e inscrições: em breve
Website do evento: inpp2016.fcmsantacasasp.edu.br.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 81, em 26/1/2016.
Disponível em: http://www.fcmsantacasasp.edu.br/conectar/ed81/index1.html.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s