Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de se referir a pessoas que enfrentam problemas com álcool e outras drogas. 

Sobre os melhores termos possíveis para se referir às pessoas com problemas com álcool e drogas, devemos pensar em dois grandes grupos:

De um lado, as alterações psicológicas e às vezes psiquiátricas que decorrem do uso de álcool e drogas, em que as características são a dependência química ou “adicção”, um termo que vem da língua inglesa. Significa que, em termos físicos, corporais e psicológicos, a vida da pessoa está devotada, dedicada e também dominada pela alteração de consciência; a usar drogas e ficar com a consciência alterada.

Isso pode aparecer tanto só pela compulsão de usar sem parar, como pode aparecer por sinais corporais como tremores, insônia, até crise convulsiva, quando não se usa droga. Isso é uma doença psiquiátrica, uma alteração da forma da subjetividade, que foi causada por um uso exagerado de alguma substância. Chamamos isso de “adicção” ou dependência.

Ainda nessa linha, existem as alterações da realidade causadas pelo uso de drogas, chamadas psicoses. As psicoses causadas por uso de drogas têm características diferentes das psicoses denominadas funcionais (psicoses que surgem do nada e são doenças da mente, como esquizofrenia, transtorno bipolar). Em geral, as psicoses causadas pelo uso de drogas alteram o registro da percepção da realidade, que pode ficar mais intensa ou mais clara, mudam o aspecto sensorial. Algumas vezes a realidade fica mais fantasmagórica, mais alucinatória, que não é, em geral, o que acontece com as psicoses esquizofrênicas ou na doença bipolar. Esse é um grupo de doenças.

O outro grupo, mais complexo ainda, de problemas ligados ao uso de álcool e drogas, são os grupos em que o comportamento é alterado pela intoxicação. Neste grupo, chamamos de abuso de drogas, desde situações que podem ser beber um copo de cerveja, por exemplo, se uma mãe grávida bebe um copo de cerveja ou fuma um cigarro, ela está passando o risco de alguma doença para o seu feto e, por isso, já é um abuso de cigarro ou de álcool. Da mesma maneira, é um abuso de álcool ou de maconha, se você fuma um cigarro ou bebe e vai dirigir, porque aumenta o risco de você atropelar os outros e se envolver em acidente, então já é considerado abuso. 

Então, o que eu queria passar aqui, é que tivéssemos em mente que são duas situações gerais. As duas situações, bastante distintas, têm várias modalidades de apresentação. Mas se a gente guardar a ideia que existem as dependências de droga, as psicoses causadas pelo uso de drogas e os abusos de drogas, que são vários comportamentos, em que o que importa é a intoxicação ou a lesão aos tecidos do organismo, a gente já consegue ter um quadro geral dos problemas relacionados ao uso de drogas. E assim, consegue auxiliar no diagnóstico e, o que é mais importante, na prevenção e no tratamento precoce das pessoas que a gente identifica serem problemáticas, ou seja, estarem abusando ou tendo uma dependência ou, eventualmente, uma psicose. 

Vamos continuar abordando esses e outros assuntos relacionados ao consumo de álcool e drogas, com a finalidade de trazer mais consciência para a sociedade como um todo.

Acompanhe nas redes sociais. https://www.instagram.com/messasguilherme/ e https://www.linkedin.com/in/guilherme-messas/

Deixe uma resposta