O ano de 2021 começa com uma novidade muito especial: o lançamento do livro The Existential Structure of Substance Misuse: a Psychopathological Study. De autoria de Guilherme Messas e publicado pela Springer, editora alemã responsável pela publicação de obras de referência no campo da ciência desde 1.842, a obra contribui para uma das áreas mais desafiadoras da saúde mental: o uso indevido de substâncias.

Seu foco está nas experiências psicopatológicas associadas ao uso de substâncias, observando tanto as consequências de seu uso indevido quanto as vulnerabilidades existenciais que levam a ele, mesmo que essa distinção nítida raramente seja possível. O trabalho apresenta uma perspectiva inovadora para o assunto, pois se baseia em dois campos científicos cuja associação ainda não foi totalmente explorada: a Psicopatologia Fenomenológica e os estudos do uso indevido de substâncias. A associação dessas duas perspectivas pode contribuir para o desenvolvimento de uma maior compreensão desse importante tópico e ser de ajuda prática para uma ampla gama de profissionais em sua prática clínica.

Com lançamento previsto para fevereiro de 2021, a publicação estará disponível no formato e-book e impresso. Para mais informações, acesse: www.springer.com.

MESSAS, 2021.