O objetivo dos seminários é apresentar as características gerais do método fenomenológico-dialético em suas dimensões psicopatológicas e clínicas.
O conhecimento psicopatológico a ser desenvolvido no curso permitirá que o aluno identifique as estratégias gerais para a clínica em saúde mental do adulto.
Apresentaremos os conceitos centrais de maneira detalhada e mostraremos como eles aparecem em diversas situações clínicas do cotidiano do psiquiatra e do psicólogo clínico.
Início: 18 de Outubro
Quartas-Feiras – Das 20h às 21h
10 encontros – 1 encontro mensal
Datas:
1. 18/10/23
2. 08/11/23
3. 13/12/23
4. 17/01/24
5. 21/02/24
6. 13/03/24
7. 17/04/24
8. 22/05/24
9. 19/06/24
10. 03/07/24
Faça parte de uma comunidade de vanguarda, com concepções avançadas sobre saúde mental. Compartilhe visões de mundo, novos conceitos e perspectivas!
A incorporação da dialética ao estudo da estrutura das experiências permite uma visão dinâmica do psiquismo.
Essa visão dinâmica é o instrumento central para acessar a vida humana em sua natureza mais íntima, e, por isso, permite a instituição de um tratamento otimizado em saúde mental. Desdobrando os elementos da experiência, a visão dialética enriquece a compreensão dos estilos de vulnerabilidade pessoal e torna explícitas as estratégias para o tratamento.
Pode-se dizer que a psicopatologia dialético-fenomenológica é um instrumento de precisão para a psiquiatria e a psicologia clínica.
Os desafios que se colocam na área de saúde mental são gigantescos. Estima-se que 13% da população global vive com algum transtorno mental (OMS, 2022), dado que não inclui os problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, que acresce ainda mais ao quadro geral, pois é uma população com pouco acesso a diagnóstico e tratamento. A desassistência à saúde mental nos diversos países, incluindo o Brasil, traz também ônus econômicos às sociedades.
Nesse contexto, é grande a necessidade de oferta de um modelo de saúde mental que responda exatamente aos anseios das pessoas, o que não vem sendo oferecido pelo modelo científico ainda dominante. O modelo ainda dominante na atualidade caracteriza-se principalmente pela ênfase na noção clássica de cura, pela utilização hegemônica dos métodos científicos marcados pela impessoalidade, pela excessiva burocratização e pela compreensão da mente como um objeto fechado na própria intimidade, independentemente do seu contexto.
As mudanças necessárias para as demandas do século XXI são tantas que um novo paradigma em saúde mental torna-se necessário. O Curso de Introdução à Psicopatologia Fenomenológica visa justamente contribuir para que mais profissionais como você, ligado à saúde mental, adentrem por essa abordagem diferenciada e totalmente afinada com a demanda de um novo paradigma em saúde mental!
Ao concluir o curso você sentirá que deu um passo enorme em sua carreira profissional, conquistando um conhecimento valioso sobre o que há de mais moderno em saúde mental. Principalmente, irá adquirir uma visão ampliada que o ajudará no trabalho prático da clínica para uma prestação de serviço excelente! Você fará parte de uma comunidade que está à frente, contribuindo, de fato, para novas condutas em saúde mental.
Psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e interessados em geral, que já tenham conhecimentos medianos da área de psicopatologia.
A psicopatologia fenomenológica é uma vertente que se concentra na compreensão da estrutura das experiências subjetivas das pessoas que sofrem de transtornos mentais. Em outras palavras, ela se preocupa em entender como a pessoa vivencia e percebe seus sintomas em relação com a totalidade da sua personalidade.
Na prática, isso significa que, seguindo essa abordagem, você buscará compreender o que a pessoa está sentindo e experimentando, como ela descreve seus pensamentos e emoções a partir do sentido disso para toda a sua personalidade. Por exemplo, em vez de apenas olhar para os sintomas de ansiedade, como a preocupação excessiva ou a tensão muscular, você tentará entender como as perspectivas de futuro da pessoa se modificam quando está ansiosa, quais são as suas preocupações específicas relacionadas a isso e como essas perspectivas de futuro alteradas impactam a sua vida diária.
Essa abordagem é ÚNICA porque reconhece que cada pessoa tem uma experiência particular com sua alteração mental e que não há uma maneira universal de tratar um transtorno mental. Ao entender como a pessoa vivencia seus sintomas em relação ao todo da sua personalidade, você conseguirá adaptar o tratamento para melhor atender às necessidades individuais de cada paciente.
Desenvolverá um olhar dialético, pois exige que você reconheça o transtorno, com suas características próprias, e o modo como ele é vivenciado pela pessoa. Esse olhar favorece entender as aspirações do paciente que está à sua frente, seus valores pessoais e culturais. Além disso, incorpora a importância indiscutível da ciência, com dados, estatísticas e estudos comprovados, fazendo o encontro entre indivíduo e transtorno, entre valores pessoais e evidência científica.
Ao considerar a perspectiva dos pacientes através da psicopatologia fenomenológica você conseguirá fornecer insights valiosos para o tratamento e a prevenção de transtornos mentais.
E para te conduzir nesta jornada que dará um upgrade em sua carreira profissional, você contará com toda a experiência do Prof Dr Guilherme Messas, tanto nas aulas gravadas como nos encontros ao vivo. Oportunidade incrível de estar próximo a uma das maiores referências em Psicopatologia Fenomenológica em nosso país!
Conteúdo
Apresentaremos a modalidade dialética da Psicopatologia Fenomenológica, estabelecendo um diálogo com a modalidade clássica e identificando suas inovações em relação a ela. Essa apresentação terá um caráter histórico, que abrange todo o período da criação da Psicopatologia Fenomenológica até os tempos atuais.
Salientaremos como o método dialético-fenomenológico responde às exigências contemporâneas de saúde mental, oferecendo instrumentos para uma abordagem ampla, que sintetiza todos os instrumentos terapêuticos atualmente disponíveis.
Os instrumentos conceituais nucleares da Psicopatologia Fenomenológica serão apresentados em detalhe. São eles: temporalidade; espacialidade; interpessoalidade e intersubjetividade; corporeidade; eu histórico, identidade e ipseidade; estrutura da existência.
A dinâmica delas: a proporção antropológica. Dividiremos as experiências alteradas em três grandes grupos, de acordo com estilos básicos de relação do eu histórico com o outro.
3. Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos borderline, mostrando como as experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles, notadamente os fenômenos dissociativos, de impulsividade e de variação de humor, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos fóbicos, mostrando como as experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles, notadamente as crises de pânico, as fobias generalizadas e uma parte das ansiedades, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos melancólicos, mostrando como as experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles, notadamente a ansiedade, a culpa, a responsabilidade e a ruminação obsessiva, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos hipertímicos, mostrando como as experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles, notadamente a irritação, a inquietude e as variações humorais, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos obsessivos, mostrando como as experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles, notadamente a ansiedade, a obsessividade e a rigidez afetiva, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Examinaremos as estruturas dialéticas dos fenômenos esquizóides, mostrando como uma gama ampla das experiências alteradas podem ser compreendidas a partir deles.
Destacaremos a introversão, o esvaziamento afetivo, a solidão e a idiossincrasia, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Apresentaremos as consequências vivenciais da ruptura da unidade experiencial, pelo exame dos vários fenômenos delirantes e da perda afetiva. A partir disso, refletirmos sobre as linhas gerais da terapêutica desses casos, levando em consideração como a pessoa esquizofrênica valoriza e incorpora suas experiências.Destacaremos a introversão, o esvaziamento afetivo, a solidão e a idiossincrasia, mostrando o valor ambíguo de cada uma dessas experiências.
Mostraremos, por meio de uma análise estrutural, a unidade presente na variedade experimental observada presente sob a diversidade da mania e da melancolia. Igualmente, destacaremos o núcleo de suas diferenças e as consequências clínicas desse entendimento.
A introdução à nova psicopatologia fenomenológica conta com aulas totalmente práticas e dinâmicas para você fazer onde estiver!
Por ser um curso totalmente online, é você mesmo quem cria o próprio cronograma de estudos, ritmo e frequência nas aulas. Poderá ver e rever as aulas quantas vezes quiser pelo período de um ano. Criamos um grupo onde orientamos seus estudos para que você se sinta acompanhado em seus aprendizados e com suas dúvidas esclarecidas.
Além das aulas gravadas, também oferecemos 6 encontros AO VIVO e ONLINE pelo aplicativo zoom.
Utilize o material digital para complementar os temas estudados em aula. Este material de apoio estará disponível para download dentro da plataforma.
Caso você se depare em um situação sem acesso à internet, ao baixar no seu celular o app hotmart sparkle, também será possível assistir às aulas de forma offline!
Você vai poder tirar todas as suas dúvidas com nossa equipe de suporte através de canais exclusivos para alunos.
Você vai poder tirar todas as suas dúvidas com nossa equipe de suporte através de canais exclusivos para alunos.
Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP, com mestrado e doutorado na mesma instituição. Professor Livre-Docente pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e membro do Values Based Centre, St Catherine’s College, da Universidade de Oxford, do qual é líder para o Brasil. É autor de diversos livros e artigos científicos, dentre os quais “The existential structure of substance misuse: a psychopathological study” Springer, 2021 e “Three dialectics of disorder: refocusing phenomenology for the 21st century” (Messas & Fulford, 2021), The Lancet Psychiatry.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Apenas 12 parcelas de
ou R$ 4.000,00 à vista
10% de desconto para alunos e ex-alunos
Assinatura
R$ 450,00/mês* (fidelização mínima de 06 meses)
O Curso de Introdução à Psicopatologia Fenomenológica é 100% online e em formato de vídeo aulas gravadas, disponibilizadas através de uma plataforma especializada em ensino à distância, a Hotmart. Ali, através de um login e senha, você tem acesso imediato à área do aluno, e pode consumir o conteúdo no seu ritmo, assistindo quantas vezes quiser, a hora que preferir, de qualquer dispositivo com conexão à internet.
Sim, você pode assistir pelo celular através do aplicativo da Eduzz.
Sim, tudo 100% online.
Você pode assistir às aulas a hora que quiser, quantas vezes quiser na plataforma do curso, através da área de membros dos alunos pelo período de um ano. Após esse período, para continuar tendo acesso ao material, é cobrada uma taxa simbólica para manutenção da plataforma e constante atualização dos conteúdos.
Não teremos grupo de apoio, porém criamos uma comunidade no Telegram para que possamos nos conectar e compartilhar informações de forma mais abrangente
Sim, as dúvidas poderão ser respondidas dentro da própria plataforma de estudos (no espaço para comentários abaixo do vídeo de cada aula) e, também, através do e-mail de suporte aos alunos.
Não é necessário ter experiência prévia, mas é importante ter tido contato anteriormente com o assunto de saúde mental de alguma forma.
À vista ou parcelado no cartão de crédito, em até 12x com juros.
Não oferecemos parcelamento por boleto.
Sim, ao finalizar o curso, baixe o seu certificado de conclusão do Curso de Introdução à Nova Psicopatologia Fenomenológica.
Você será redirecionado para uma conversa com nossa equipe.